Reprodução: X/Palmeiras
Na tarde deste domingo (31) Palmeiras e Santos iniciam a decisão do Campeonato Paulista de 2024. As equipes confirmaram suas vagas contra Novorizontino e Bragantino, respectivamente e, agora disputam a primeira partida da final do estadual dentro da Vila Belmiro às 18h segundo horário de Brasília.
O confronto marca o retorno de uma final envolvendo dois gigantes do futebol paulista e brasileiro após 9 anos. O Clássico da Saudade foi protagonista de uma final de Paulistão pela última vez no ano de 2015, no qual o Peixe saiu com a vitória.
Retrospecto de Santos x Palmeiras
O clássico entre Palmeiras e Santos nunca foi um jogo qualquer, a rivalidade que percorre desde os tempos de Pelé e Ademir da Guia, ganha nesse domingo mais um capítulo com ênfase de decisão.

Reprodução: Fabio Menotti
Recentemente, os rivais travaram finais históricas com roteiros muito emocionantes. Dentro do Campeonato Paulista, a última final foi a de 2015 a qual o Palmeiras foi derrotado pelo Santos nos pênaltis, porém, no mesmo ano, o Verdão também nos pênaltis venceu o Alvinegro na Copa do Brasil. 2020, nova decisão. Os clubes tiveram um embate na final da Libertadores disputada no Maracanã e o Palmeiras foi o grande campeão com gol de Breno Lopes.
Ao todo no histórico do confronto entre as equipes o Palmeiras leva a melhor no número de vitórias contra seu rival. Em 310 confrontos oficiais, são 135 vitórias do Palmeiras, 96 vitórias do Santos e 79 empates.
Desfalques
No primeiro confronto dessa final de Paulistão o Santos terá apenas um desfalque o lateral Hayner que foi expulso contra a equipe do Bragantino.
Já o Palmeiras segue sem os jogadores que há tempos não entram nos gramados: Dudu e Bruno Rodrigues, lesionados. Endrick, ainda é dúvida devido as dores e substituição forçada no confronto da semifinal. Gustavo Gomez já recuperado de lesão, volta a ser opção técnica para Abel Ferreira.

Reprodução: Rebeca Reis/Ag.Paulistão
Apitos nos I´s com Marcos de Oliveira Marcelo: como esperado, teremos Flávio Rodrigues

Reprodução: Cesar Greco
Como esperado (e dito anteriormente na matéria antes do jogo contra o Novorizontino) a comissão de arbitragem da Federação Paulista optou por ser dois melhores árbitros na atualidade.
No primeiro jogo a Vila Belmiro, o responsável do apito será Flávio Rodrigues de Souza, 43 anos com carreira muito sólida. Flávio tem como sua principal característica deixar o jogo correr, bem condicionado fisicamente não terá problemas de apitar o jogo em cima dos lances. O gramado da Vila é bom, jogo às 18:00 ajudará ainda mais.
O maior desafio nesse caso será administrar o jogo. SIM, o primeiro jogo é mais difícil que o segundo, mas porque? A explicação é fácil, uma expulsão, por exemplo tira o jogador do jogo que todos querem estar, (jogo da taça) sendo assim, Flávio terá como desafio deixar o jogo correr, mas aplicar a regra do jogo com correção!
Desejo boa sorte ao Flávio e toda sua equipe, e claro, desejo derrota para o Santos!
Meu nome é Marcos de Oliveira, tenho 43 anos e atuei em mais de 250 partidas entre amador, categorias de base e jogos profissionais.
Iniciei em 2006, após o escândalo da arbitragem em 2005 com intenção de contribuir para o esporte que mais amo.
Ficha Técnica: Santos x Palmeiras
Local: Santos, em São Paulo (SP)
Estádio: Vila Belmiro
Transmissão: Record, TNT, Paulistão Play, Max, Cazé TV e narração ao vivo no Canal Tá Lá Dentro no Youtube
Data: domingo, 31 de março de 2024
Horário: 18:00 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Prováveis escalações:
Santos: João Paulo; Aderlan, Joaquim, Gil, Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca, Giuliano; Pedrinho, Guilherme, Julio Furch. Técnico: Fábio Carille.
Palmeiras: Weverton; Gustavo Gómez, Murilo, Marcos Rocha; Mayke, Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga, Piquerez; Endrick (Rony), Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.